O “bloqueio temporário” que se arrasta há 3 anos precisa terminar. As
sugestões foram apresentadas em vídeo em Curitiba.
Ao sair da Vila A, o motorista poderia atravessar a BR 277, pegar a
rotatória do Trevo do Charrua e entrar na pista contrária da mesma BR para
ir em direção ao centro da cidade. Com o bloqueio a única alternativa é
seguir pela BR até a Avenida Paraná ou ao novo viaduto inaugurado na
intersecção com a Avenida Costa e Silva, o que aumenta para quilômetros
o trajeto de poucos metros.
Com essa narrativa, acompanhada de um vídeo produzido com imagens
aéreas de Drone e também no nível da pista usando carro e moto, o
Deputado Federal Luciano Alves explicou à cúpula da Secretaria de Infra
Estrutura e Logística do estado e ao titular da pasta, Secretário Sandro
Alex, as alternativas viáveis e urgentes para essa demanda da comunidade.
Na apresentação o Deputado Federal Luciano Alves pode explicar sobre
os congestionamentos que o bloqueio causa e mostrar em imagens o
estrangulamento do acesso na Avenida Costa e Silva. Pior do que isso, o
bloqueio temporário em 2020, por decisão do Departamento de Estradas de
Rodagem, dividiu a cidade em duas partes.
“A reabertura dos acessos é uma cobrança de moradores e
comerciantes das regiões da Vila A, Jardim Canadá, Parque
Presidente I e II e diversos outros bairros na região próxima à entrada
de Foz. Desde que foi fechada, após a conclusão do viaduto da Avenida
Costa e Silva, nenhuma sugestão foi aprovada” alertou o deputado
Luciano Alves durante explanação ao Secretário Sandro Alex.
Além disso, vale destacar que a sugestão levada ao Governo do Estado,
também acrescenta fazer uma ligação da Avenida Ranieri Mazzilli com a
Avenida Garibaldi com alguns metros de trincheira. Permitiria o acesso a
outros bairros sem passar pela BR 277 desafogando o fluxo e
economizando aproximadamente 3 km de desvio.
“O que estamos trazendo aqui é viável e relativamente rápido para
implementar” disse o Deputado Luciano Alves e acrescentou “Também
sugerimos a instalação de semáforos sincronizados na Br semelhante
ao utilizado em Cascavel. Essas intervenções e a sinalização, evitariam
acidentes, dariam ritmo ao trânsito de veículos e atenderiam as
comunidades que reivindicam uma solução” concluiu o deputado ao
término da reunião que aconteceu na última terça feira (24) em Curitiba.