Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Na tribuna popular da Câmara, entidade reivindica políticas públicas para comunidade cega

Carta de Reivindicações foi entregue ao 1° vice-presidente Rogério Quadros, que conduziu a sessão nesta quinta-feira

Publicada em 21/09/23 às 16:03h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
  Com o intuito de clamar por atenção à comunidade cega de Foz do Iguaçu, o presidente da Associação de Deficientes Visuais “Assim Eu Vejo”, Wallace dos Santos, usou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 21 de setembro. Reivindicou políticas públicas pela inclusão das pessoas com deficiências visuais. Na ocasião, membros da comunidade e da associação entregaram uma carta de reivindicações ao vice-presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros (PTB).

*Carta reivindica ações do Poder Público*

Dentre as demandas apresentadas, a associação aponta a implementação e ampliação das políticas de acessibilidade urbanística, desde calçadas táteis até ajustes nas vias e sinalização sonora nas vias. Cobrou melhorais para a comunidade em setores como da educação com materiais didáticos e tecnologias acessíveis. Para apoiar o mercado de trabalho, programas de inclusão também são reivindicados.

Ainda no documento, a entidade defende a promoção de evento culturais e atividade de lazer para pessoas com deficiências visuais; acessibilidade no transporte público, com a disponibilização de informações em formatos acessíveis; e fortalecimento de programas de assistência social e serviços de saúde voltados às necessidades especificas da comunidade.

*Entidade cobra ações práticas*

“Eu tenho amigos deficientes visuais que estão com depressão porque não podem sair de casa, não têm a liberdade de ir na rua. Mas isso é lei. É direito de ir e vir. Os governos municipal e estadual não nos dão esse direito e vem com discurso bonito. Não queremos discurso. Queremos prática”, afirmou Wallace na tribuna, alertando que os números de pessoas cegas e com baixa visão (434 e 230 cadastrados no CRAS, respectivamente) não são poucos e ainda sim, o Poder Executivo não concede a atenção necessária.

Ao finalizar o discurso, o presidente da associação declarou: “O cego não sou eu, o cego é aquele que não quer ver. Nós precisamos de politicas hoje, agora. Precisamos mudar Foz do Iguaçu. Com discurso não vamos mudar nada, é com prática”. Ao final, houve apresentação do Coral Cisne Branco, muito aplaudido pelo plenário.

Além da “Assim Eu Vejo”, outra entidade que utilizou a tribuna popular nesta quinta-feira foi a ACDD, por meio do presidente, Athos Florêncio, que fez uma prestação de contas e apresentou as novas demandas da associação que atende pessoas com deficiência. Representantes do Colégio Bertoni, também fizeram uso da tribuna popular, apresentado projetos em desenvolvimento.


Matéria completa: https://x.gd/4mQms

*Foto: Christian Rizzi*



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96872   Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!