Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Reunião define encaminhamento de assistência técnica gratuita para moradia popular

Vereador Adnan El Sayed reuniu representantes do Poder Executivo para definir implantação da lei da gratuidade

Publicada em 14/07/23 às 14:32h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
    A Lei Municipal 5.008/2021 garante o direito de assistência técnica gratuita para a construção de casas populares. A norma implantada por meio de um projeto do vereador Adnan El Sayed (PSD) precisa ser colocada em prática. Com esse propósito, o vereador reuniu nesta sexta-feira, 14 de julho, gestores e técnicos do Poder Executivo debatendo sobre os encaminhamentos para aplicação da lei. A gratuidade beneficiará milhares de famílias que tem dificuldades financeiras para bancar custos de projetos de engenharia na construção de moradias de interesse social.

Participaram do diálogo o Secretário Municipal de Direitos Humanos, Ian Vargas; a Diretora de Gestão de Projetos, Diane Krislei Preve; o Diretor Administrativo Financeiro do Fozhabita, Vinicius Monteiro; o docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unila, Patrícia Zandonade; o coordenador do laboratório modelo em arquitetura e urbanismo, Gabriel Cunha; o mestrando em Administração Pública da Unila, Fernando Carneiro; e a mestranda em Integração Contemporânea da Unila, Amanda Reis.

A lei de Adnan garante suporte técnico tanto para construção quanto para reformas, ampliações e regularização fundiária. O vereador ressaltou que a reunião foi de extrema importância. “Queremos começar com um projeto-piloto, para que o orçamento não seja muito alto e em um ano a gente possa ver os resultados e aí poder ampliar nos anos subsequentes”, afirmou.

*DIREITO PREVISTO EM LEI*

De acordo com a lei, “o Município poderá prestar assistência técnica pública e gratuita para elaboração do projeto e a construção, reforma, ampliação e regularização fundiária de habitação de interesse social às famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que possuam até um imóvel e residam no Município há, pelo menos, três anos”.

Os serviços previstos abrangem acompanhamento e execução de obras e serviços a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia, necessários para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária da habitação; serviços de assessoria à comunidade para regularização fundiária e regularização urbanística plena, que inclui urbanismo, direito, serviço social, geografia, geologia, biologia, profissionais de saneamento básico, e outros dentro do contexto da regularização urbanística; e serviços de assessoria para formação de cooperativas e associações para fins de garantir uma moradia digna, que incluiria economias plurais, atividades ligadas ao cuidado de pessoas, e atividades culturais.

“Um dos objetivos desta lei é resgatar a cidadania e moradia digna à população de baixa renda, como também adequar as moradias às condições mínimas de habitabilidade e conforto, além de garantir a segurança das estruturas físicas na execução de edificações, mediante acompanhamento técnico profissional”, afirmou Adnan El Sayed.



*Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz*



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96710   Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!