Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Unidades de saúde ampliam atendimento até as 22 horas para casos suspeitos de dengue

Pessoas com sintomas leves da doença devem procurar diretamente a unidade mais próxima; Casos moderados a graves são atendidos nas UPAS e Hospital Municipal

Publicada em 24/02/23 às 13:29h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
  A Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar o horário de funcionamento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir do dia 1º de março para atendimento a casos suspeitos de dengue. Além da Unidade do Cidade Nova, que já atende no período noturno, e terá uma equipe extra das 19 às 22 horas, as UBSs da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi III e São João terão expediente até as 22h.

A estratégia visa facilitar o acesso do usuário ao serviço e principalmente, organizar o fluxo de atendimentos, tendo em vista que quase 70% dos casos registrados nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), nas últimas semanas, são considerados leves e poderiam ser atendidos nas Unidades de Saúde. “A população precisa compreender esse fluxo, e procurar a unidade básica ao primeiro sintoma da doença, como dor de cabeça, dor no corpo e febre, para que o atendimento e as notificações sejam feitas da maneira correta e não superlotem as UPAS”, disse a secretária de saúde, Rose Meri da Rosa.

O diretor da Fundação Municipal de Saúde, André Di Buriasco explica que apesar de toda a estrutura das UPAS, o volume de pacientes com sintomas leves da doença tem excedido a capacidade de atendimento. “Tomamos algumas medidas para reforçar a capacidade de atendimento, com novas escalas médicas e contratação de profissionais da enfermagem. Criamos uma ala para dengue na Upa Samek e estamos colocando novos leitos no Hospital, mas nos últimos três dias, mais de 1.700 pessoas foram atendidas nas Upas, o que vai alem da nossa capacidade”. 

*UPAS* 
Somente neste mês de fevereiro (até o dia 22), as duas UPAS registraram mais de 10 mil atendimentos – 5.028 na Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi e 5.636 na João Samek, no Jardim das Palmeiras, com uma média de 480 atendimentos dia, o que representa um aumento de 12% na comparação com janeiro. Na Unidade Padre Ítalo, no Porto Meira, 304 atendimentos foram feitos em um único dia, também refletindo num aumento 20% em relação a janeiro. Somente em fevereiro, a Unidade contabiliza 5.816 atendimentos. 

“A diferença não parece grande, mas tem um efeito maior quando se calcula as avaliações pós-exames, reavaliações clínicas, etc. No mínimo, um paciente passa até três vezes pelo médico, o que pode acarretar numa espera longa para quem está classificado como baixo risco”, esclarece o diretor das UPAS, Ademir Ferreira. 

*Dengue* 
Foz do Iguaçu tem mais de 7 mil notificações para dengue, com 458 casos confirmados e um óbito, desde o início do ano epidemiológico, que começou em agosto de 2022. O público feminino corresponde à maioria dos casos (56%), especialmente na faixa etária de 15 a 29 anos. O município também monitora os casos de Chikungunya, que até agora somam 34 notificações e 7 casos confirmados de pessoas residentes na cidade e 17 de não residentes. A grande preocupação das autoridades em saúde é com o surto de Chikungunya no Paraguai, que já contabiliza 23.838 casos e 23 mortes pela doença, com maior incidência na capital, Assunção. 

Tanto a dengue, quanto a Zika e Chikungunya tem sintomas muito parecidos, como dor de cabeça, febre e dores nas articulações. A orientação para todos os casos é a mesma: Buscar a unidade de saúde mais próxima de casa aos primeiros sintomas. 

Pacientes classificados com dengue tipo B (não têm sinais de alarme, mas têm um risco maior de gravidade) são encaminhados às Upas e em casos de dengue C ou D (com sinais de alerta) são encaminhados ao Hospital Municipal.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96395   Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!