Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Prefeitura realiza força tarefa e intensifica o atendimento às pessoas em situação de rua

Trabalho integrado entre as secretarias visa ampliar a oferta de acolhimento e inclusão dessas pessoas aos serviços de saúde e assistência social

Publicada em 16/02/23 às 14:08h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
  A Prefeitura de Foz do Iguaçu realizou na noite de ontem (15) uma força tarefa para intensificar o serviço de proteção social às pessoas em situação de rua. O intuito é facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo município, garantindo um tratamento digno e humanizado a essa população. 

O trabalho, organizado pela Secretaria de Transparência e Governança, envolveu as secretarias de Saúde, através do Consultório na Rua e Saúde Mental, Assistência Social, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Segurança Pública, com Guarda Municipal e Defesa Civil.  
As equipes visitaram três locais: Praça Naipi, no cruzamento da Avenida Costa e Silva com a Paraná; Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo e na Avenida Mário Filho, no Morumbi. Cerca de 30 pessoas foram atendidas, receberam orientações dos profissionais, foram ouvidas pelos psicólogos, realizaram testes rápidos para ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) e em alguns casos, foram encaminhadas aos serviços de saúde. Três pessoas aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas às casas de passagem. 

“A atuação conjunta com o Consultório na Rua foi fundamental para as abordagens, já que muitas dessas pessoas conhecem os profissionais de saúde. Também foi possível fazer curativos em pessoas machucadas e ofertar testes rápidos de ISTs e glicemia”, comentou o secretário de transparência e governança. 

O objetivo da ação conjunta, conforme enfatizou a secretária de Direitos Humanos, Kelyn Trento, é o acolhimento e o encaminhamento aos serviços. “É importante esclarecer que o município não pode tirar essas pessoas da rua de forma compulsória. O que fazemos é tentar convencê-las a aceitarem o atendimento”, esclareceu. 

*Consultório na Rua*
A força tarefa terá continuidade no início de março, e ocorre de forma paralela às ações do Consultório na Rua, que oferta há quase dois anos os serviços de atendimento em saúde as pessoas em situação de rua. No acolhimento, as equipes fazem aplicações de vacinas, avaliações bucais, testes rápidos e encaminhamentos para consultas especializadas ou exames nos equipamentos de saúde. Durante o atendimento, as equipes também podem agendar a emissão da carteira de identidade ou atendimento nos CRAS para atualização do Cadastro Único. A equipe é formada por médico, assistente social, educador social, psicólogo e técnicos de enfermagem e saúde bucal.

*Abordagem Social*
A prefeitura também mantém como prioridade o serviço especializado de abordagem social e o acolhimento para pessoas em situação de rua, através da Secretaria de Assistência Social. Qualquer pessoa em situação de rua pode procurar o Centro Pop (Centro Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua), no Jardim São Paulo, para buscar o atendimento. O funcionamento é das 7h às 19 horas, todos os dias. 

 As situações de rua também podem ser relatadas pelo telefone da Abordagem Social - 08000 45 14 07. Neste caso, as equipes de educadores sociais farão a abordagem e encaminharão a pessoa até o Centro Pop, onde ela será direcionada a uma das três casas de passagem. Este serviço funciona 24 horas, diariamente.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=51558
Fotos: Christian Rizzi



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96554   Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!