Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Prefeitura entrega kits com sementes de hortaliças aos pequenos agricultores

Iniciativa vai contribuir com a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar; além das sementes, município vai fornecer assistência técnica e equipamentos para o plantio

Publicada em 15/02/23 às 13:54h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
  Cerca de 40 pequenos agricultores de Foz do Iguaçu receberam, nesta quarta-feira (15), kits com sementes de hortaliças para auxiliar na geração de renda e fortalecer a economia local. A entrega dos produtos foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário com recursos de emenda impositiva do vereador Ney Patrício. 

Além de fornecer as sementes, o Município dará apoio aos pequenos produtores rurais, com equipamentos para o plantio e assistência técnica para aqueles que ainda pretendem se formalizar ou obter novas fontes de financiamento, através do Banco do Empreendedor. 

De acordo com o secretário da pasta, Vilmar Andreola, a iniciativa vai ao encontro de uma série de ações já desenvolvidas pela prefeitura, que visam o fortalecimento da agricultura familiar. “As estradas rurais receberam melhorias, conseguimos novos maquinários para empréstimo aos agricultores, damos apoio técnico tanto na parte documental quanto no cultivo, e estamos agora distribuindo as sementes e fornecendo os equipamentos para fazer os canteiros”, detalhou.

As famílias selecionadas para receber as sementes têm renda inferior a cinco salários mínimos e algumas ainda não estão associadas às cooperativas, o que também deve ser impulsionado, conforme explicou o vereador Ney Patrício. “Os agricultores precisam do apoio do Poder Público e essa era uma reivindicação antiga que agora está sendo atendida. A proposta é fortalecer a agricultura familiar, ampliando o número de cooperados para que isso se reflita na geração de renda”, disse.

Para a presidente da COAFOZ (Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu), Luci Andreghetti dos Santos, a iniciativa atende a uma necessidade dos pequenos agricultores, tendo em vista que o valor de um kit como esse custaria em torno de mil reais. “Esse apoio da prefeitura é muito importante, especialmente porque auxilia na produção e na venda desses produtos. É um projeto que atende as necessidades destes produtores”, enfatizou. 

A COAFOZ é a cooperativa que reúne cerca de 200 agricultores de Foz e região responsáveis pela produção e distribuição dos alimentos da merenda escolar, como frutas, verduras, legumes, peixes e panificados. 

*Apoio*

Para o produtor de pescado, Carlos Melo, do Alto da Boa Vista, as sementes vão contribuir para diversificar os produtos vendidos. “Eu já trabalho com a produção de peixe, milho e mandioca e agora vou poder diversificar, com verduras e legumes. Essa iniciativa nos ajuda bastante, é fundamental. A estrada esta ótima, a ajuda está encaminhada, a equipe está funcionando como há muito tempo não funcionava”, avaliou. 

O casal de aposentados Lucia e Vladislau disse que o apoio auxiliará na renda da família. “Há mais de dez anos produzimos orgânicos em um alqueire de terra, e com essas novas sementes vamos poder produzir e vender mais, o que nos ajuda bastante.

Cada kit contem um pacote de 50g das seguintes culturas: abobrinha, abóbora menina brasileira, abóbora mini paulista, almeirão (radiche), almeirão pão de açúcar, alface, cebolinha, coentro, beterraba, melancia, moranga crimson, moranga exposição, rabanete crimson gigante, repolho coração de boi, repolho 60 dias e quiabo santa cruz.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96379   Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!