Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Prefeitura publica licitação para contratação do serviço de transporte coletivo de Foz do Iguaçu

Contratação terá prazo de dois anos e vai permitir o aumento da quilometragem rodada mensalmente, para atender a demanda dos usuários

Publicada em 22/12/22 às 19:34h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
Prefeitura publica licitação para contratação do serviço de transporte coletivo de Foz do Iguaçu

Contratação terá prazo de dois anos e vai permitir o aumento da quilometragem rodada mensalmente, para atender a demanda dos usuários

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Município, a licitação para a contratação dos serviços de transporte coletivo, com duração prevista de dois anos. O processo teve como embasamento estudo técnico preliminar da operação dos ônibus na cidade, feito por uma comissão especial constituída por decreto. 

Entre as mudanças previstas ao atual sistema, contratado de forma emergencial após o rompimento de contrato com o Consórcio Sorriso, está a possibilidade do aumento da quilometragem rodada, atualmente em 500 mil km/mês, podendo chegar a até 700 mil km/mês, o que permitirá a inclusão de novas rotas e linhas para atender os anseios dos usuários. 

O prefeito Chico Brasileiro reforça que o principal objetivo da licitação é oferecer à população e aos visitantes de Foz do Iguaçu um sistema de transporte coletivo eficiente e confortável, que atenda às reais necessidades dos usuários. "Além disso, com um bom sistema em operação, as pessoas poderão optar pelo transporte coletivo em vez do individual, melhorando a mobilidade urbana e também reduzindo a poluição ambiental com menos veículos particulares rodando", pontuou o prefeito. 

Desde o início da contratação emergencial, em março de 2022, que permitiu que o Instituto de Transportes e Trânsito - Foztrans implementasse mudanças nas linhas, como novas rotas e horários, a demanda do transporte coletivo subiu mais de 250 mil passageiros por mês - em abril, eram 900 mil usuários e, em setembro, foram 1,061 milhões. 

*Sistema de bilhetagem*

Outra novidade do modelo do transporte coletivo em Foz será a contratação de um sistema de bilhetagem, em um processo licitatório independente da operação. “Com isso, toda a receita da venda de créditos e da tarifa será depositada em uma conta da administração. Além disso, teremos todas as informações sobre passageiros, cumprimentos das rotas, serviços e horários, o que irá permitir muito mais controle e transparência da operação”, afirma o secretário extraordinário de Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, também integrante da comissão especial. 

Essa medida, que já estava prevista pela administração municipal, atende a boa parte das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em relatório divulgado na última semana, visando melhorar a qualidade do transporte coletivo municipal. 

*Frota* 

A frota inicialmente prevista na contratação, para rodar a quilometragem mínima de 500 mil km/mês, é de 84 ônibus - a mesma atualmente em operação pelo contrato emergencial, entre miniônibus, padron e articulados. Dentre eles, estão previstos 60 veículos com ar condicionado. 

Os ônibus deverão ter a idade máxima de 12 anos e a frota total deve ter idade média de 6 anos. Os veículos também deverão ter wi-fi e sistema de monitoramento embarcado. 

*Pregão*

A modalidade da licitação do transporte coletivo municipal será o pregão eletrônico, e as empresas interessadas terão o prazo de 30 dias corridos para apresentar a documentação necessária e as propostas. "Essa modalidade, de forma eletrônica e com este prazo, permitirá que mais empresas tomem conhecimento da licitação e também oferece mais transparência ao processo", ressaltou o diretor de Licitação e Contratos do Município, Raphael Buiar de Camargo. 

O início da operação da nova empresa está previsto, a partir do término da contratação emergencial, para março de 2023. 

*Rotas*

O sistema de rotas em execução é composto por 32 linhas de ônibus urbanos e seis linhas voltadas ao transporte de alunos dos colégios estaduais,  percorrendo praticamente todos os bairros de Foz em 500 mil km mensais. 

Uma das melhorias que foi proposta pela comissão e deve ser implementada nos próximos meses é a reorganização das linhas para reduzir a sobreposição, especialmente na região central, garantindo mais eficiência e economia ao sistema, e diminuindo o tempo embarcado dos passageiros 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96565   Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!