Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br.

Projeto Livres Web Rádio TV
Foz do Iguaçu

Foz adere ao Movimento Vacina Mais neste sábado (23

A ação visa ampliar a cobertura vacinal dos iguaçuenses e reduzir os riscos de novos surtos das doenças respiratórias. Unidades de saúde vão abrir no sábado e trabalhar com horários estendidos na próxima semana

Publicada em 20/07/22 às 14:52h

por Projeto Livres Web Rádio TV


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Projeto Livres Web Rádio TV)
   Todas as Unidades Básicas de Saúde abrirão no sábado (23), em adesão ao Movimento Vacina Mais, para aumentar a cobertura imunológica da população de Foz do Iguaçu. A iniciativa do Governo do Paraná continuará na próxima semana – de 25 a 29 de julho – e envolverá todos os equipamentos da Atenção Primária. Apenas a Unidade Básica 24 horas Padre Ítalo Paternoster não irá aderir ao movimento de vacinação.

No sábado, as UBS’s São João, Morumbi II, Profilurb II, Jardim América e Cidade Nova estarão abertas das 9 às 21 horas. As demais atenderão o público apenas até às 15 horas. Na semana seguinte, as mesmas unidades vacinarão até às 20 horas, exceto as UBS's Vila Adriana, Parque Presidente, Ouro Verde e Jardim Jupira que mantêm seus horários de atendimento até às 13h. 

Durante a ação, a população poderá tomar as doses de reforço contra a Covid-19 e contra a gripe e atualizar o Cartão de Vacina das crianças ou de qualquer pessoa que deixou de tomar os imunizantes do calendário. A baixa adesão às campanhas de vacina preocupa os gestores da saúde pública que pretendem facilitar o acesso para quem deixou de se imunizar devido aos compromissos pessoais.

As maiores baixas são registradas com os reforços – terceira e quartas doses – contra a Covid-19 entre a população acima de 40 anos e, também, adolescentes. A vacina contra o sarampo é outro fator que chama a atenção. Apenas 67% das crianças receberam a tríplice viral que também evita doenças como caxumba e rubéola. 

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, é possível atribuir o expressivo aumento de casos das doenças respiratórias entre a população à falta de conscientização das pessoas sobre a importância das vacinas. “Desde que começou o inverno, tivemos um crescimento considerável de pacientes procurando as UPAs. Por isso estamos estendendo os horários para que todos possam se vacinar”, explicou.

*Balanço*

Desde o início da campanha de vacina contra a Covid-19, Foz do Iguaçu recebeu 683.963 doses dos imunizantes. Até o momento foram aplicadas 639.464, entre todas as doses. Os índices mais altos foram registrados apenas com as duas doses iniciais entre a população acima de 18 anos: 121% com a primeira dose e 113% na segunda. Nessa faixa etária, apenas 58,7 % tomou primeiro reforço e 24,2 %, o segundo.

Os demais grupos apresentam o seguinte cenário: Crianças (5-11 anos) 60,58% receberam a dose I e 39,55% a dose 2. Entre os adolescentes (12 -17 anos) 99,3% e 84,8%, respectivamente. Apenas 12% tomaram a dose de reforço.

Quanto à influenza, apenas 49% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos foram vacinadas. Em relação aos demais públicos prioritários para receber o imunizante, 59,8% dos idosos foram vacinados; 49,4% dos trabalhadores da saúde; 44,10% dos professores e 35,5% das gestantes.

A diretora da Atenção Básica, Marcia Batista, disse que nos próximos dias deverá ter novidade com relação a vacina contra Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos. “Estamos aguardando a liberação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), que deverá enviar novas doses do imunizante Coronavac para atender esse público”, ressaltando que a conscientização dos pais é fundamental para evitar novos surtos da doença.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Projeto Livres Web Rádio TV
Visitas: 96457   Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Projeto Livres Web Rádio TV - ANUNCIANDO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO (JESUS É BOM)

Seja bem vindo ao nosso site Projeto Livres Web Rádio TV - projetolivreswebradio.tv.br!